Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COZINHA INDONÉSIA - 2

SEITAN SALTEADO COM ANANÁS
SALADA DE MAÇÃ E CENOURA

Notas:
A receita original era preparada com frango e não seitan. Quanto ao resto, mantive inalterados quer os ingredientes quer o modo de preparação.
Este prato demorou exactamente 45 minutos a ser preparado e confeccionado (incluindo, portanto, a escolha e corte de todos os ingredientes)







Ingredientes
125gr de seitan cortado em cubos grandes
um pouco de farinha
1/2 ananás
1 cebola
gengibre descascado em palitos
3 ou 4 dentes de alho laminados
cebolinho picado
2 colheres de sopa de molho de soja
1 pitada de sal
1 fio de azeite

Preparação
Envolver os cubos de seitan em farinha e salteá-los num wok em azeite com sal. Uma vez bem alourados, reservá-los, mantendo-os aquecidos (para este efeito, coloquei-os sobre papel vegetal no cesto de cozer a vapor em cima dum tacho com água a ferver e acho que foi isto que lhes conferiu uma suavidade até agora inédita - para mim - no seitan e de que fiquei absolutamente fâ!).
No mesmo wok, levar os alhos laminados, a cebola em cubos pequenos e os palitos de gengibre a alourar; quando a cebola estiver transparente, juntar o ananás, envolvendo bem. Saltear uns cinco minutos, incorporar o seitan, temperar com o molho de soja e polvilhar com o cebolinho picado.

Salada de maçâ com cenoura
Raspar uma cenoura e uma maçâ descascada, misturar bem ambos os ingredientes, temperar com um pouco de mirin (no original era limão mas temi que fosse demasiado ácido) aromatizado com pimenta moída na ocasião e uma pitada de noz moscada.

Estava muito bom (modéstia à parte, claro) e ganharia em ser acompanhado por um arroz basmati ou aromatizado com jasmim ou bergamota.
Definitivamente, irei repetir, até porque ainda tenho meio ananás no frigorífico (do nosso, genuíno, dos Açores).

Sem comentários:

Enviar um comentário