Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS (5)


HAMBURGUER DE TOFU FUMADO COM LENTILHAS VERMELHAS,POLENTA COM COGUMELOS E SALADA

A polenta e os cogumelos são redons - tinha ainda algumas tiras de polenta congeladas que deixei descongelar à temperatura ambiente durante a tarde e que, antes de servir, aqueci rapidamente numa frigideira, e às quais juntei o molho de cogumelos de ontem ligeiramente aquecido.
À alface acrescentei uma cenoura cortada e nabo ralado no momento, assim como umas rodelas de pickle de gengibre (não documentadas na foto).

HAMBURGUER

Ingredientes
100gr de tofu fumado
1 chávena de lentilhas vermelhas demolhadas
1/2 cebola
1/2 cenoura
2 colheres de sopa de farinha
Shoyu, mirin, azeite, ervas

Preparação
Desfazer o tofu com as mãos.
Lavar as lentilhas, ensopá-las com água e levá-las a estufar conjuntamente com a cebola e a cenoura picadas, c/ um fio de azeite, pitada de sal e um pouco de mirin. No fim, acrescentar a salsa picada e umas gotas de molho de soja.
Incorporar o tofu desfeito, mexer bem e acrescentar a farinha, amassando bem.
Formar os hambúrgueres achatados e levar a cozinhar numa frigideira anti-aderente, sem gordura, de um lado e outro (em alternativa, pode levar-se a cozinhar no forno mas no Verão é preferível o primeiro método).

Estavam saborosos mas confesso que senti dificuldade em ligar a pasta que acabou por esfarelar. A cebola e a cenoura picadas deram-lhe um toque ligeiramente crocante muito interessante.

1 comentário: